Nesta quarta-feira (24), o Sindicato APEOC em Araripe, representado pela presidente municipal, Elizabeth Alencar Costa Santos, reuniu-se com professores da rede municipal, para tratar da PFC 181/2019 (Proposta de Fiscalização e Controle), aprovado no dia 5 de junho na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Tal documento se posiciona favorável ao pagamento de 60% dos Precatórios do FUNDEF aos professores.

A PFC 181, apresentada pelo deputado federal Rodolfo (PL-PE), recomenda que o TCU faça auditoria para garantir que as prefeituras apliquem, como adicional salarial dos professores, 60% dos Precatórios oriundos do FUNDEF. Apesar do texto aprovado não ser resolutivo, já foi um grande avanço na luta pelos recursos para a valorização da Educação e de seus profissionais.

Como resultado da reunião em Araripe, com o secretário municipal de Educação, Francisco Nelson Duarte, ficou agendada para sexta-feira (26) uma reunião para discutir os Precatórios do FUNDEF do município e demandas da categoria, às 9h, na Secretaria de Educação e Cultura do município.

Durante a reunião, o Sindicato APEOC reforçou que irá defender a subvinculação dos recursos, com 60% para a valorização do Magistério e 40% para investimentos na rede de ensino e pagamento de funcionários. A presidente comissão municipal pediu união da categoria para o fortalecimento da luta.