O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, participou de uma plenária com os professores da rede municipal de Itapiúna sobre a situação do precatório do Fundef. O benefício, no valor de R$ 8 milhões, foi bloqueado pela Justiça Estadual e o prefeito Dário Coelho ainda não aceitou negociar a liberação do recurso sob os termos defendidos pela APEOC, que defende a aplicação de 60% do dinheiro para valorização do Magistério e dos 40% restantes para a Educação do município.
A plenária desta quarta reuniu dezenas de professores e contou com a presença do vereador Abelardo Barros, e dos professores Jurandir Sousa, vice-presidente regional do Sindicato APEOC no Maciço de Baturité, e Paulo Ângelo. O encontro ocorreu no Centro Paroquial da cidade.
Histórico da Luta
Desde 2016 o Sindicato APEOC vem lutando para que o precatório do Fundef seja pago aos professores. O presidente Anizio Melo articulou a negociação com o ex-prefeito Wauston Cavalcante um acordo para a liberação do dinheiro assim que o recurso entrasse no cofre do município. Mas o gestor não foi reeleito e o prefeito atual não seguiu a negociação do antecessor. O Sindicato APEOC vai continuar a negociação para que os professores recebam o precatório. Veja o histórico da luta em Itapiúna:
18/06/2016 – Anizio Melo participou da Assembleia Geral dos profissionais da Educação, organizada pelo Sindicato APEOC. A ocasião contou com a participação do então prefeito, Wauston Cavalcante, que assumiu publicamente o compromisso de destinar 100% dos recursos do Fundef para a Educação.
29/06/2016 – Anizio Melo e o então prefeito de Itaípuna, Wauston Cavalcante, assinaram o documento que confirma o pagamento de 60% do precatório do Fundef para os professores.