Nesta segunda-feira (15), Anizio Melo, presidente do Sindicato APEOC, reuniu-se com o presidente da Comissão Municipal de Tauá, Auci Oliveira, e a vice-presidente, Antônia Gomes, para tratar de encaminhamentos do recurso oriundo do Precatório do FUNDEF. Estiveram presentes a diretora financeira, Penha Alencar, e o assessor jurídico, Ítalo Bezerra.

Foram repassadas para os professores algumas atualizações sobre o atual cenário nacional e político da luta pela garantia da correta destinação dos Precatórios do FUNDEF, na qual, a APEOC é pioneira no requerimento e ganhos de causas, desde 2015, quando entrou na Justiça para garantir que esse dinheiro não fosse parar nas mãos erradas e defendendo que 60% dos precatórios sejam destinados à valorização do Magistério e que 40% sejam investidos na manutenção da Rede de Ensino e para pagamento de funcionários.

Além disso, foram apresentadas ações da Frente Norte e Nordeste em Defesa dos Precatórios do FUNDEF e da APEOC como única instituição aceita como “Amicus Curiae” ou “Amigo da Corte”, no processo do Precatório da Rede Estadual, que será julgado em 14 de agosto.

Foi encaminhado durante o encontro que o Sindicato APEOC em Tauá e em todos os demais municípios, irá defender o seu posicionamento no sentido de que no mínimo 60% do Precatório seja rateado para o Magistério, beneficiando todos os professores da rede municipal, sejam eles, aposentados ou em atividade.

A APEOC solicitou ainda por meio de ofício uma reunião com o prefeito para tratar exclusivamente deste tema.