A Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Itatira participou de uma reunião na Vara da Justiça Federal, em Quixadá, para tratar sobre o precatório do Fundef. A entidade cobrou agilidade no processo. O prefeito da cidade, Antonio Almir da Silva; o procurador-geral do município, Bruno Vasconcelos; e os vereadores, Paulo Ruberto Cavalcante, Miranice Mateus e Leo Miguel também estiveram presentes. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (28).

O diretor de secretaria da 23ª Vara Federal, Evanildo da Paz Guimarães, informou que o município de Itatira já havia sido citado na ação sobre os precatórios do Fundef. O órgão está aguardando uma manifestação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação (FNDE) para decidir sobre o caso. O prazo é de 45 dias. O diretor afirmou que se o FNDE não se pronunciar sobre a ação, a decisão ficará ao entendimento do juiz responsável pelo processo.

Na ocasião, Evanildo Guimarães falou sobre a existência de quatro processos no Fórum. Eles serão atrelados ao processo principal que foi movido pelo Sindicato APEOC, entidade representante dos professores de Itatira.

O Sindicato APEOC continuará acompanhando a ação do precatório do Fundef de Itatira. A entidade reivindica que 60% do valor sejam destinados aos professores, para a valorização do Magistério, e os 40% restantes à Educação.