O Sindicato APEOC esteve na tarde desta quinta-feira (28) no município de Caridade, para participar de uma audiência com a promotora pública Gresielly Sales. Durante a reunião foram discutidos os próximos passos em relação ao pagamento do precatório do Fundef aos professores da rede municipal.

Participaram do encontro o vice-presidente estadual da APEOC, Reginaldo Pinheiro; o assessor jurídico da entidade, Ítalo Guerreiro; e a Comissão Municipal do Sindicato em Caridade. A promotora do município informou que, após intimação, a prefeita Amanda Lopes sinalizou que estaria disposta a negociar com a categoria. Uma Ação Civil Pública que reivindica o repasse do precatório do Fundef aos professores foi movida pelo Ministério Público. O Sindicato APEOC foi chamado como representante legítimo dos profissionais da Educação.

Assembleias

Uma Assembleia Geral de professores será realizada no dia 7 de outubro, a partir das 9h, na sede do Sindicato APEOC em Caridade, onde será preparada uma lista com os nomes dos docentes beneficiados com a divisão do precatório. Durante essa reunião, além de informar os profissionais da Educação sobre o andamento do pagamento do precatório, também serão discutidos temas como o pagamento de 1/3 de férias atrasado, a previdência dos servidores, e o pagamento do rateio do Fundeb de 2015.

Outra Assembleia Geral, dessa vez com a participação da categoria, da Prefeitura e do Ministério Público, será realizada para definir a aplicação do valor do precatório na cidade. Após esses momentos, uma audiência de reconciliação entre a categoria e a Prefeitura será marcada. A lista com os nomes dos beneficiados será apresentada para aprovação. O Sindicato APEOC continuará defendendo a tese de que 100% dos valores do fundo sejam destinados à Educação, sendo 60% para pagamento dos professores.