Após várias rodadas de negociações entre Sindicato APEOC e Prefeitura de Pereiro, nesta terça-feira (29) foi assinado o acordo que destina 60% do precatório do Fundef para professores e funcionários do município. Na ocasião, a APEOC foi representada pelo vice-presidente estadual Reginaldo Pinheiro; e por membros da Comissão Municipal.

Na definição de aplicação do precatório do Fundef, o Sindicato APEOC conseguiu garantir que dos 60%, 54% seja destinado para os professores de Ensino Fundamental e Infantil da época de vigência do precatório; 3% seja para os docentes de Ensino Fundamental e Infantil de janeiro de 2004 a dezembro de 2017; e 3% para os servidores não docentes e aos professores de Educação de jovens e adultos de janeiro de 2004 a dezembro de 2017 que não tenham sido contemplados com os valores anteriores, conforme aprovado em Assembleia Geral no dia 04 de maio.

Histórico de negociação

Desde muito tempo, o Sindicato APEOC vem lutando para conseguir que os profissionais do Magistério de Pereiro fossem beneficiados com a destinação de 60% do precatório do Fundef do município. Em maio deste ano, as propostas vêm sendo negociadas com a Prefeitura Municipal, que reconheceu a tese da APEOC.

No início das negociações, a Prefeitura Municipal propôs destinar 42% do precatório do Fundef para profissionais da Educação. A proposta não foi aceita pela entidade. Depois disso, a Gestão propôs 52%, que também não foi aceito pela categoria.

Após a luta do Sindicato, a proposta final de 60% foi conquistada. A entidade acredita que a destinação da verba seja importante para a valorização do Magistério.

Seguimento do processo

Depois da assinatura do prefeito Raimundo Estevam Neto no termo de acordo, reconhecendo o pleito da categoria, o processo segue para homologação na Justiça. O Sindicato APEOC continuará acompanhando toda a ação para garantir que o dinheiro, referente ao precatório do Fundef, chegue nos profissionais do Magistério e da Educação o mais breve possível.