O Sindicato APEOC, representado pelo presidente da Comissão Municipal de Chorozinho e dirigente da CNTE, Alessandro Carvalho, participou entre os dias 8 e 9 de novembro, do Conselho Nacional de Entidades em Curitiba, no Paraná. O evento reuniu entidades para aprofundamentos e discussões voltados ao financiamento nacional da Educação, em pauta:

  • Análise da Conjuntura Nacional e Internacional;
  • Campanha contra a EC 95/2016, em defesa da Reforma Tributária Solidária e pelo FUNDEB permanente; e
  • Planejamento 2019;

Encaminhamentos

O “Dia D de mobilização pelo Novo FUNDEB”, foi aprovado e será incluso na 20° Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, que está marcada para os dias 22 e 26 de abril de 2019.

A CNTE irá mobilizar uma comitiva com representantes sindicais dos estados que reivindicam os Precatórios do FUNDEF para uma audiência a ser marcada com o Ministro do STF Dias Toffoli. Também foi firmado o compromisso de mobilizar uma comitiva para outros momentos necessários, como ações no TCU e Congresso Nacional.

Dentro dos eixos para ações nos próximos anos, foi possível dar destaque a questão do financiamento da Educação e Precatórios do FUNDEF, incorporando o tema ao Eixo de Fortalecimento da Escola Pública.