O Coordenador da Frente Norte/Nordeste, Anizio Melo, participou na sexta-feira (12), da Live “Precatórios do FUNDEF: CONQUISTAS E DESAFIOS ATUAIS”. À frente dos trabalhos, a presidente do SINDSEP, Didi Ribeiro, de Ouricuri, Pernambuco. Como mediador, o professor de história, Tiago Silva, ativista do movimento social na região do Cariri.
Durante o debate, Anizio Melo ressaltou a posição da Frente Norte/Nordeste, que une as principais entidades sindicais da Educação das duas regiões, como Sindicato APEOC, de defender que todo recurso dos Precatórios do FUNDEF pertencem a Educação.
A presidente do Sindicato dos Servidores de Ouricuri, Didi Ribeiro, agradeceu e reconheceu o trabalho do Sindicato APEOC na luta pelos precatórios do Fundef e reforçou a importância de somar forças para barrar os ataques a Educação e combater os maus gestores, com o objetivo de garantir que os Precatórios do FUNDEF sejam destinados à valorização da Educação e de seus profissionais.
Para Anizio, é necessário assegurar que todo o recurso chegue a quem é de direito, professores, profissionais da Educação e investimentos na rede de ensino. “Vamos nos unir parar barrar o Projeto de Lei que quer tirar os recursos dos Precatórios para favorecer o lobby do mal, com a desculpa de investir na saúde. Estamos juntos para defender a Educação, a escola pública, o Novo FUNDEB e o lutar contra o fascismo”, afirmou o professor.
A PEC do Bem, na qual as instituições sindicais da Frente N/Ne tem articulado apoio de vários deputados federais, para garantir os recursos para a Educação, e dividindo, segundo o projeto, parte do dinheiro com a saúde (40%), para combater a Pandemia da COVID-19.